Dr. Felipe Magalhães - CRM-BA 12377
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Fisioterapia
O que é Pilates?

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Você imagina o que seja Pilates? Não se trata de nenhum tipo novo de exercício. Foi introduzido nos EUA na década de 20 por Joseph Pilates, um atleta alemão que desenvolveu um método que consiste em exercícios de resistência com elásticos, sem impacto, para trabalhar todo o corpo .

Benefícios

     Esse exercício promove o fortalecimento muscular uniforme, especialmente dos músculos axiais (abdome, quadril e coluna).

     Como afirmou o próprio Joseph Pilates, "a atividade física é um pré-requisito para manter-se alegre. A nossa visão do exercício envolve a manutenção de um corpo uniformemente trabalhado, associado a uma mente saudável capaz de realizar as atividades diárias com prazer."

     Isso significa que o Pilates dá maior importância aos movimentos que proporcionam uma melhor postura corporal. Aumenta a força, sem prejuízo da flexibilidade, facilitando a realização das tarefas do dia-a-dia.

     Esse método promove a harmonia física e mental através do tônus, força, flexibilidade e equilíbrio. Além dos maiores grupos musculares, procura trabalhar os menores (ao contrário da maioria dos outros exercícios).

     Assim sendo, proporciona uma aparência mais enxuta. Diminui o estresse sobre a coluna e melhora a postura. Segundo o Dr. Americo Marques, tendo em vista que os exercícios são progressivos e planejados individualmente (iniciante, intermediário e avançado), podem ser utilizados por praticamente qualquer pessoa.

     "Também é muito útil para indivíduos com doenças crônicas, como a artrite e a fibromialgia", afirma o Dr. Marques. "Os movimentos são suaves e não provocam lesões articulares." Os centros de reabilitação estão empregando cada vez mais esses exercícios em pacientes na fase de recuperação de algumas lesões e outros problemas de saúde. Além disso, pode ser utilizado para evitar determinadas lesões.
Entrando numa aula de Pilates

     Se você quer ter aulas de Pilates, o Dr. Marques recomenda procurar um professor adequadamente qualificado.

     Os exercícios não devem provocar dor. Nesse caso, ele sugere que você converse com seu professor. "Os movimentos devem ser realizados corretamente, o que requer muita concentração", diz. "Aprender a respirar da forma correta também é fundamental."

     Os exercícios de Pilates são tão eficazes quanto a esteira. Cada um utiliza movimentos semelhantes para alcançar os mesmos resultados. No Pilates, entretanto, você emprega a resistência de elásticos, enquanto na esteira a resistência consiste no próprio peso corporal.
O equipamento mais comumente utilizado para o Pilates é o "restaurador", inventado por Joseph na década de 40 e que lembra um beliche com elásticos e uma barra para os pés. Outros aparelhos incluem o "Cadillac", a "cadeira de Wunda" e o "barril".

Fonte : www.apm.org.br