Dr. Felipe Magalhães - CRM-BA 12377
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

(77) 3421-3803

Artigos

Fisioterapia
DRENAGEM LINFÁTICA

Compartilhe:

 

A linfa é um líquido incolor formado por água, compostos orgânicos e inorgânicos, contida nos vasos linfáticos. Quando a circulação linfática diminui ou é interrompida esse líquido fica estagnado em algumas regiões do corpo ocasionando afecções como celulite, edemas no pós operatório e inchaços.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar de forma mais rápida, mobilizando a linfa até os linfonodos (gânglios linfáticos), liberando o excesso de líquidos e toxinas, além de ser um bom recurso para relaxar.

Essa massagem é realizada de maneira leve, suave, lenta e rítmica, com a palma das mãos e pontas dos dedos, em todo o corpo ou em áreas localizadas. É indolor e não deixa “manchas roxas”. O surgimento de equimoses e hematomas indica que o estímulo foi muito agressivo, resultando no rompimento de vasos e capilares venosos.

A linfa corre superficialmente, o que não justifica a utilização de pressões muito fortes, uma vez que estas acarretariam num efeito oposto, a interrupção da circulação linfática, pois os vasos linfáticos não suportam tamanha pressão.

Possui várias indicações, como: pós opératários de cirurgia plástica, pacientes mastectomizadas, casos de linfedema, como auxílio no tratamento da celulite e gordura localizada, em gestantes ou em todo caso em que haja retenção hídrica. É importante lembrar que existem também algumas contra- indicações onde estão incluídos os tumores, abcessos e nódulos não identificados, erisipela, trombose venosa profunda, entre outros.

O tratamento pode ser feito em dias alternados, com duração, em média, de 30 minutos a 1 hora e meia, sendo recomendado o mínimo de 10 sessões. O tempo da sessão varia conforme a avaliação do profissional e o número de sessões de acordo com a evolução do paciente no decorrer do tratamento.

O fisioterapeuta é o profissional mais indicado para realizar essa técnica, pois tem amplos conhecimentos sobre anatomia, fisiologia e doenças, evitando, assim, colocar em risco a sua saúde.

Quer ficar mais bonita, relaxada e feliz?Permita-se!Ela faz toda diferença!

Dra. Pauline Rocha - Fisioterapeuta